O Domínio das Mídias pelos "Donos do Capital"
Diante das alegações de Mattelart em Capatazes culturais, acredito que a ofensiva do capital financeiro aliado aos conglomerados da mídia, exerce uma grande influência na cultura, pois para atingir seus objetivos, faz uso da informação, de diferentes formas. Os candidatos a “donos da cultura” alteram conteúdos, impõem sua ideologia, informam apenas o que lhe interessam, distorcem fatos, manipulam e desinformam, alienando grande parte da população que “bombardeada” com uma perversa mídia a serviço do interesse de determinados grupos poderosos, não desenvolvem o senso crítico para melhor discernir que interesses existe na mensagem veiculada
Segundo o autor, estes mega-grupos, apoiados pelo capital financeiro, se instalam em determinadas nações e ameaçam sua soberania e autonomia dos povos, preparam para a guerra ou para a paz.
Outra reflexão interessante diz respeito à interação da mídia com o receptor da mensagem. Dependendo da sua cultura, dos seus conhecimentos, ele pode filtrar e criticar, desde que sua educação tenha contribuído para uma visão mais ampla.
O uso das TICs na escola, por exemplo, com domínio de conhecimento pelo professor, pode se contrapor a esta dominação? De que forma?
Muitas perguntas são importantes para se chegar a algumas respostas. Porém a educação critica e libertadora se concretiza em minha opinião, quando conseguirmos interagir com o nosso aluno e fazê-lo refletir e questionar o porquê dos fatos. Isto é possível?
Temos que acreditar que sim, mas sabemos que não é fácil! E o que acham?
Deixem aqui suas opiniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário