segunda-feira, 6 de agosto de 2012
INTERNET É LUGAR DE AUTORIA OU PLÁGIO?
Somos sabedores que a internet é uma ferramenta tecnológica que facilita a motivação dos alunos e dos professores, pela novidade e possibilidades inesgotáveis de pesquisa que ajuda no desenvolvimento e na intuição, na flexibilidade mental, na adaptação a ritmos diferentes na qual a internet permite ao pesquisador pesquisar de forma individual ou coletiva, pois na pesquisa em grupo também se desenvolve a aprendizagem colaborativa.
Segundo o autor Pedro Demo, (1995) “Cada vez mais se exige habilidades de trabalho coletivo para além de sagacidades individuais. De certa forma reter informações como se fosse vantagem é desfazer o tapete debaixo dos próprios pés, porque informação só faz sentido se compartilhada. Apropriar informação é desvalorizá-la”.
Cabe ao educador um amadurecimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organização da aprendizagem. Dialogar, sensibilizar os alunos para que valorizem mais a busca que o resultado pronto, o estímulo que a repreensão, o apoio que a crítica, capazes de estabelecer formas democráticas de pesquisa e de socialização da comunicação.
Cabe ao educador orientar neste processo dinâmico de aprender pesquisando, a utilizar todos os recursos, todas as técnicas possíveis por cada professor, por cada instituição, estabelecendo um espaço de autoria, onde o aluno pode formular suas próprias questões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei o texto: vou copiar para mim! rs
ResponderExcluirBrincadeira. Realmente é algo complicado numa época onde muitas coisas são compartilhadas!!!