A educação significativa, deve ser construída, no cotidiano escolar, com sabedoria, afetividade e interatividade na relação professor e aluno. Ela exige mudanças de atitudes, quebra de paradigmas e a construção de novos conceitos. Na opinião de Edgar Morin enfrentar as incertezas é uma maneira de vivenciar com o inesperado, de tomar atitudes diante de situações imprevistas. A sala de aula é um grande laboratório de experimentos, pois a cada instante vivenciamos um novo desafio. Segundo Jackes Delors, preparar os alunos para viverem em sociedade necessita fornecer-lhes constantemente forças e referências intelectuais que lhes permitam compreender o mundo que os cercam, e a se comportarem como autores responsáveis pelos seus atos.
A educação do século XXI deve preparar para a vida no seu sentido mais amplo, ou seja, dar ao aluno liberdade e autonomia para viver em sociedade, desenvolver competências e habilidades, sentimentos e emoções dentro de um contexto de respeito às diversidades e as individualidades. Este é o papel essencial do educador no novo contexto, trabalhando com a informação e as novas tecnologias.
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